Procura
Procura

E as pragas no seu jardim?

Leia mais sobre a postagem

E as pragas no seu jardim?

acervo de imagens pagas do PICCIP /todos os direitos reservados

.

Um lar não é constituído pura e simplesmente por estruturas físicas, como paredes, piso, teto, portas, janelas, plantas, etc… Mas sim um lugar onde você se sinta bem, confortável, confiante, alegre e feliz. Quando esse local sofre interferências que atrapalham a harmonia, começa a se gerar um tipo de “caos”. Isso significa que é importante destacar o quanto as pragas podem prejudicar a saúde do seu ambiente, afetando diretamente a saúde física e mental das pessoas que ali vivem. A dinâmica do “ambiente verde” é importante de ser conhecida, pois dessa forma passa-se a entender como as injúrias podem ser evitadas e/ou combatidas.


Os insetos ocorrem de forma natural no jardim já que fazem parte da natureza; a sua presença é normal em um ambiente equilibrado. Porém, quando temos um desequilíbrio, como falta de alguns nutrientes, substrato inadequado, rega excessiva, luminosidade inadequada, ausência de predadores naturais, entre outros fatores, as plantas ficam mais propícias ao ataque desses insetos. Isso pode levar a um aumento excessivo na população de insetos, fazendo deles uma “praga”, prejudicando o desenvolvimento dos vegetais. Isso não significa que qualquer invertebrado que esteja ali presente junto as plantas seja uma ameaça; pelo contrário, já foi descrito que deve existir uma “sintonia fina” bem estabelecida para que haja essa “positividade”. Alguns anelídeos, moluscos e artrópodes são positivos, quando em equilíbrio, para o seu jardim, ou até mesmo para a planta do seu vaso.


Sem mais delongas, vamos apresentar algumas pragas que podem prejudicar o seu ambiente vegetal:

Os pulgões são pequenos insetos (mais escuros ou claros ou esverdeados) que podem acatar qualquer planta. Possuem hábito alimentar sugador (se alimenta da seiva) e se fixa nas partes mais tenras das plantas, principalmente sob as folhas. Os sintomas do ataque são deformação ou torção de folhagens, enrugamento, amarelecimento e quedas das folhas em casos mais extremos. Pode atacar flores e pedúnculos florais. Infelizmente podem transmitir doenças virais, de difícil controle, atrair formigas e favorecer o desenvolvimento de fumagina (fungo). Porém, possuem as joaninhas como inimigos naturais.

Destacaremos agora algumas espécies de cochonilhas (seres sugadores de seiva), insetos com morfologia bem peculiar, muitas vezes confundidos com fungos. Temos como exemplo a Cochonilha farinhenta a qual apresenta dimorfismo sexual, ou seja, existe diferenciação morfológica de macho (alado) e fêmea (fixa). Elas atacam plantas em geral, principalmente citrus, laranjeiras, acerola, primavera, camarão, rosa e antúrio. Os sintomas do ataque são diminuição do vigor da planta, queda prematura dos frutos, seca dos ramos e amarelecimento das folhas. Geralmente ataca com mais frequência em períodos secos. Seus inimigos naturais são fungos (Bouveria e Trichonoma), joaninhas, percevejo predador e bicho-lixeiro.

Além da cochonilha farinhenta existe a Cochonilha-de-cera / carapaça. Causa prejuízos em diversas espécies vegetais, como abacate, goiaba, resedá, carvalho e jabuticabeira. Apresentam característica de infestação, formando estruturas esféricas fixadas nos ramos, protegidas por cera, de colocação pardo claro a vermelho. Os sintomas do ataque são diminuição do vigor da planta, queda prematura dos frutos e seca dos ramos; geralmente com época de maior incidência no inverno.

Podemos destacar outra espécie de cochonilha, que é a Cochonilha de Raiz, a qual injuria
diversas espécies vegetais. Porém, torna-se difícil verificar sua presença, pois fica abaixo do solo (fixada na raiz). Uma das maneiras de se identificar é desenvasando a planta, notando insetos semelhantes a cochonilha farinhenta aglomerada nas raízes. Os principais sintomas do ataque são diminuição do vigor da planta, queda prematura dos frutos, seca dos ramos, amarelamento e queda das folhas, com época de maior incidência no inverno. Seus inimigos naturais são os mais diversos, sendo os fungos (Bouveria e Trichonoma), as larvas de algumas moscas (comem os ovos), joaninhas, bicho-lixeiro e percevejos predadores (predam as ninfas e adultos).

Vamos abordar agora as lagartas, que são fases larvais dos lepidópteros (borboletas e
mariposas). Algumas espécies injuriam hortaliças, plantas cítricas, coqueiros/palmeiras,
helicônias e similares, maracujá, etc. Diferente dos pulgões e cochonilhas, possuem hábito alimentar mastigador, (mandíbula – aparelho bucal mastigador) caracterizando sintomas de ataque como folhas com bordas comidas ou furadas, e em casos mais severos desfolha das plantas. Também possuem inimigos naturais, que são os fungos (Bouveria e Trichonoma) e aves.

Não podemos esquecer das Formigas Cortadeiras (saúvas e quem-quém), que atacam a maioria     das espécies vegetais, principalmente pínus, eucalipto, citrus, roseiras, cana-de-açúcar e mandioca. Como o próprio nome já diz, possuem fortes mandíbulas que possibilitam cortar os vegetais, principalmente folhas, causando desfolha de árvores, arbustos e corte de gramíneas. Os inimigos naturais são aves, tatu, tamanduá e algumas outras espécies de formigas (lava-pés, cuiabana e correição-bandeirante).
Existem outras dezenas de espécies-pragas que podem acometer o seu jardim, porém,
podemos discorrer sobre esses indivíduos em outra oportunidade. Deixarei os nomes populares dessas pragas a seguir: ácaros, cupins, broca de coqueiro, mosca branca, tripes, caramujos e lesmas, larva minadora, abelha arapuá, fungos e bactérias.

É importante entender que os predadores e inimigos naturais não estão presentes em todos os locais, portanto, caso sua planta, seu jardim e seu ambiente verde esteja sofrendo com os ataques dessas pragas, existem soluções que podem remediar (combatendo essas pragas) e até mesmo prevenir a presença não desejada desses seres. Vou destacar a seguir alguns produtos da Insetmax que podem lhe ajudar a resolver os seus problemas:

• Inseticidas (principalmente contra pulgões, cochonilhas, lagartas e formigas): Inseticom Jardim, Inseticom Neo Sis, Newtrine Home Garden, Bioinset 25 Garden, Grão Forte e Formifre.

• Fungicidas (controle e prevenção de fungos): Fungidor e Calda Max.

• Fungicida e Bactericida: Calda Max.

• Inseticida e Fungicida: Inseticom Jardim Four .

Caso queira comprar algum produto para seu jardim, ligue para 0800 940 1018
Acesse nosso site e confira nosso catálogo: https://www.insetimaxhome.com.br/produtos

.

.

.

Se você suspeitar de uma infestação, chame um profissional de controle de pragas. Eles podem ajudar a identificar a praga e fornecer tratamentos eficazes para eliminá-las. Aqui mesmo em nosso site, você pode encontrar. Basta clicar aqui: Empresas Filiadas e encontre uma perto de você.


Gostou? Ficou alguma Dúvida? Comente! O autor responderá sua dúvida!

Siga o PICCIP no Instagram e no YouTube



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informações do Autor:

Leia também:

Não é possível copiar o conteúdo desta página

ENTRAR

Olá, visitante

Como se tornar um filiado?

Saiba como se tornar um filiado ao PiCCiP.

Para se tornar uma empresa filiada ao PICCIP e passar a usufruir de todos os benefícios, é necessário:

  • Efetuar o cadastro de filiação
  • CNPJ (emitido pelo site da Receita Federal)
  • Possuir licença ambiental e/ou sanitária, de acordo com o estabelecido nas legislações do estado e/ou município onde estiver estabelecido;
  • Possuir responsável técnico com registro no conselho profissional competente;
  • Estar registrada no mesmo conselho profissional do seu responsável técnico.
  • Efetuar taxa de adesão e taxa de mensalidade

        

        Adesão: R$ 800,00 (oitocentos reais).

     Mensalidade: R$ 400,00(quatrocentos reais).

 

Aproveite a PROMOÇÃO vigente. Clique na imagem abaixo!

Torne-se um filiado agora