Procura
Procura

Barata de esgoto

Leia mais sobre a postagem

Barata de esgoto

acervo pago PICCIP / todos os direitos reservados

Entre as várias pragas domésticas que conhecemos, uma das que mais causa confusão, e às vezes até pânico, é a famosa “barata voadora”. Aquelas situações que acontecem principalmente em noites quentes, quando esses insetos se deslocam desorientados usando suas asas e parecem estar perseguindo as pessoas, especialmente as que tem mais medo ou nojo desses insetos. Na verdade, esses animais não têm uma capacidade de voo muito boa, como seus parentes as abelhas ou borboletas, são capazes apenas de planar por curtas distâncias, mas isso já é bastante para causar o maior tumulto.

Baratas estão presentes em todo o planeta e suas diferentes espécies são muito bem adaptadas a diversos ambientes. Uma das baratas mais comuns nas áreas onde vivemos é a Periplaneta americana, conhecida popularmente como barata americana, barata de esgoto, cascuda ou barata voadora.

Embora chamada popularmente de barata americana em alguns lugares, essas baratas têm origem no continente africano e, assim como vários animais perigosos para a saúde, foram se espalhando pelo mundo, carregadas pelo transporte humano, sendo encontradas hoje em quase todos os continentes (o nome científico Periplaneta quer dizer “passear” ou “andar por aí” em grego).

Possuem o corpo achatado e oval, que permite que passem por frestas pequenas com muita facilidade. Seu colorido marrom-avermelhado é muito característico, especialmente pelo brilho das asas dos adultos, que tem comprimento entre 3 e 4 cm. Os filhotes nascem de ovos colocados dentro de uma proteção rígidafeita do mesmo material que a carapaça das fêmeas. Essa cápsula (ou ooteca como chamamos) é deixada em um lugar seguro pela barata e as vezes é confundida pelas pessoas com um único ovo, mas na verdade ali dentro estão dezenas de baratinhas em desenvolvimento. Quando deixam essa proteção os filhotes aos poucos se transformam em jovens (as ninfas) que ainda não têm asas. Durante essas fases as baratas causam infestações com muitos indivíduos nos locais onde encontram condições favoráveis (umidade, alimento, pouca luz e calor). Como todo inseto, os filhotes precisam mudar de pele (trocar a carapaça) à medida que crescem. Isso faz com que às vezes sejam observadas as baratas “noivas”, que são ninfas se transformando em adultos. Nessa etapa, apresentam um colorido totalmente branco ou amarelado que vai gradativamente escurecendo à medida que sua nova carapaça amadurece até atingir a cor dos adultos. Embora as baratas sejam insetos tão controversos, seu colorido é tão bonito que existe um tipo muito popular de verniz chamado “asa de barata”, que não é feito com as asas de verdade, mas com a uma resina indiana (a goma laca), que é diluída em uma série de reagentes antes de ser aplicada nos móveis.

Baratas se alimentam de praticamente qualquer coisa:  restos de nossa comida, fezes, outros insetos e animais (vivos ou mortos), papel, couro e tecidos e até mesmo restos humanos. Como conseguem armazenar energia em partes especializadas do seu corpo (aquela gosma amarela que explode quando esmagamos uma barata) são capazes de sobreviver por longos períodos sem se alimentar. Não gostam de luz e por isso têm hábitos noturnos e durante o dia desaparecem escondidas em qualquer lugar com umidade: nas tubulações de esgoto, nas caixas de gordura, matérias em desuso, móveis ou mesmo dentro das fiações e dos eletrodomésticos.

Apresentam um aparelho sensorial muito desenvolvido que permite a elas fugir das ameaças com corridas rápidas ou voos curtos até um refúgio. Embora gostem de calor, são capazes de suportar o frio e são famosas por sua capacidade de resistir a doses elevadas de radiação e a vários tipos de substâncias químicas. Essa resistência também ajuda para que essas baratas sejam comuns em residências, estabelecimentos comerciais, hospitais e muitos outros lugares ao redor do mundo.

Muito mais grave que o incômodo causado pelo aparecimento desse animal, ou o cheiro desagradável que deixam por onde passam, a proliferação de baratas pode trazer sérios riscos para a saúde humana, fazendo com que seja considerada uma espécie muito importante para a saúde pública.

As baratas podem carregar e transportar agentes  de diversas doenças, isso significa que são veículo para microrganismos como bactérias, vírus e fungos, que podem causar muitas doenças como: infecções gastrointestinais (gastroenterites); febre tifoide; asma e alergias. Além dessas doenças, as fezes, urina e secreções das baratas também são perigosas para a saúde humana, para os PETs e também podem contaminar os alimentos. Um outro risco da proliferação de baratas para a saúde é que servem de alimento para aranhas e principalmente escorpiões, que podem causar acidentes graves e até fatais. O controle de baratas é considerado uma medida muito importante para evitar casos de picadas de escorpiões.

Para evitar a proliferação das baratas de esgoto e reduzir os riscos para a  saúde é muito importante ter cuidado e adotar medidas de prevenção e controle, como a seguir:

As baratas são atraídas por restos de alimentos, e como comem praticamente tudo que encontram pela frente é importante manter a melhor limpeza possível na cozinha (especialmente onde guardamos os alimentos). Mesmo aqueles pequenos restos que ficam na louça depois das refeições são atrativos para as baratas, por isso evite o acúmulo e higienize os pratos, talheres e panelas o mais rápido que puder. Crostas de gordura escondidas são ótimas fontes de alimento para baratas. Os cuidados com a limpeza valem também para os banheiros. Baratas podem comer até mesmo o papel higiênico sujo mal acondicionado e restos de creme dental que ficam pelos cantos. O restante da casa também merece atenção para evitar as baratas. Varra sempre evitando o acúmulo de poeira, especialmente atrás de móveis. A poeira contém restos do nosso corpo como pele e cabelos que também servem de alimento para as baratas. Evite ao máximo acumular lixo dentro ou nos arredores de sua casa, essa é uma das principais fontes de proliferação de baratas. Além do alimento, as baratas precisam muito de água para viver, por isso, assim como para evitar os mosquitos, elimine os pontos de água parada ou vazamentos e mantenha a limpeza das caixas d’água sempre em dia. Outras medidas importantes são a eliminação dos abrigos das baratas nas nossas casas. Buracos, rachaduras, frestas, forros, vãos entre paredes, tubulações devem estar sempre tampados ou ser eliminados quando possível. Uma boa dica é inspecionar os objetos e materiais que entram na casa, eles podem servir de transporte para os insetos. Coloque telas nas janelas, ralos e frestas por onde as baratas podem querer nos visitar sem serem convidadas.

Inseticidas podem ser muito úteis para controlar baratas, mas devem sempre ser utilizados com muito cuidado e só em situações específicas. Caso a infestação por baratas seja muito grande ou ocorra com muita frequência, o ideal é buscar o serviço de uma empresa especializada, com pessoal treinado e que vai usar os produtos mais adequados, do modo mais correto e seguro para proteger sua família.

Se você suspeitar de uma infestação de pragas, chame um profissional de controle de pragas. Eles podem ajudar a identificar a praga e fornecer tratamentos eficazes para eliminá-las. Aqui mesmo em nosso site, você pode encontrar. Basta acessar no menu inicial: Empresa Filiada e encontre uma perto de você.


Gostou? Ficou alguma Dúvida? Comente! O autor responderá sua dúvida!

Siga o PICCIP no Instagram e no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informações do Autor:

Leia também:

Não é possível copiar o conteúdo desta página

ENTRAR

Olá, visitante

Como se tornar um filiado?

Saiba como se tornar um filiado ao PiCCiP.

Para se tornar uma empresa filiada ao PICCIP e passar a usufruir de todos os benefícios, é necessário:

  • Efetuar o cadastro de filiação
  • CNPJ (emitido pelo site da Receita Federal)
  • Possuir licença ambiental e/ou sanitária, de acordo com o estabelecido nas legislações do estado e/ou município onde estiver estabelecido;
  • Possuir responsável técnico com registro no conselho profissional competente;
  • Estar registrada no mesmo conselho profissional do seu responsável técnico.
  • Efetuar taxa de adesão e taxa de mensalidade

        

        Adesão: R$ 800,00 (oitocentos reais).

     Mensalidade: R$ 400,00(quatrocentos reais).

 

Aproveite a PROMOÇÃO vigente. Clique na imagem abaixo!

Torne-se um filiado agora